SBPC-SC SE REÚNE COM NOVO PRESIDENTE DA FAPESC

20/02/2019 12:21
Nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, representantes da SBPC tiveram sua primeira reunião com o novo Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), o Prof. Fabio Zabot Holthausen. Participaram do encontro os professores Paulo Hofmann (Secretário Geral), Mário Steindel (Conselheiro), André Ramos (Secretário Regional) e Carmen Rial (membro do GT de política científica e educacional). Foram discutidos os desafios referentes à recuperação das perdas orçamentais recentes e à necessidade de alavancagem do setor da pesquisa científica e tecnológica em todas as área do conhecimento, bem como as ações políticas e educativas que podem ser implementadas pelo estado, com o apoio da SBPC.

Este diálogo inicial foi considerado como bastante positivo pelos representantes da comunidade acadêmica, que levaram, entre outras coisas, as seguintes demandas ao novo governo catarinense: 1) Necessidade de compromisso com a liberdade acadêmica; 2) O cumprimento do Artigo 193 da Constituição, que determina a destinação de pelo menos 2% das receitas do estado à pesquisa científica e tecnológica; 3) O efetivo funcionamento do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONCITI), como formulador e avaliador da política estadual de CT&I; e 4) A revisão do Decreto Nº 965 de 2012 que define a composição do Conselho Superior da FAPESC, de forma a aumentar a representatividade da comunidade acadêmica.

Como conclusões e encaminhamentos, o Presidente da FAPESC se comprometeu a trabalhar pela recuperação orçamentária da fundação, a manter contínuo diálogo com a comunidade acadêmica e a defender o fortalecimento do CONCITI. Quanto ao Conselho Superior da FAPESC, o Prof. Fabio se dispôs, desde já, a recomendar que um assento do novo colegiado seja ocupado por um representante da SBPC.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com