MANIFESTAÇÃO DE ENTIDADES CIENTÍFICAS E DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O PLANO ESTRATÉGICO DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS ANUNCIADO PELO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA.

27/03/2020 18:39

 

Mais de 79 entidades científicas, acadêmicas e de saúde,  assinam nota da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência de Santa Catarina (SBPC/SC) manifestando preocupação com a divulgação do plano de retomada econômica, anunciado pelo Governo do estado em 26 de março de 2020.

O texto destaca “o número de casos novos da COVID-19 apresenta crescimento diário em SC desde 14 de março; estamos entre os estados com maior número de casos confirmados no país e a curva continua ascendente. Além disso, o Brasil registrou, na terceira semana de março, dez vezes mais internações por insuficiência respiratória grave que o esperado para o período, e foram reportados 100 mil novos casos de COVID-19 no mundo nos dois dias anteriores ao anúncio do governo estadual.”.

“MAIS QUE NUNCA, É HORA DE CONFIAR NA CIÊNCIA.”

Leia aqui a Manifestação na íntegra.

 

O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE (CMS) DE FLORIANÓPOLIS SE FUNDAMENTA NO MANIFESTO COORDENADO PELA SBPC-SC PARA APOIAR A DECISÃO DO PREFEITO DE MANTER A QUARENTENA

A Resolução nº 01/CMS/2020, que deve ser publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, 06/04/2020, resolve, dentre outros encaminhamentos: “apoiar a decisão do Prefeito de Florianópolis de manter a quarentena. Tal decisão atende as orientações de gestores e técnicos da saúde, que se baseiam em publicações científicas qualificadas, a partir das análises do comportamento da doença e das decisões de gestores em outros países, com respaldo de diversos pesquisadores de universidades internacionais e nacionais, incluindo a UFSC.”. Além disso, a resolução decide “rechaçar as declarações do Presidente da República, pois colocam em risco a vida de milhões de brasileiros(as).”

Sem citar explicitamente o manifesto dos cientistas catarinenses liderados pela SBPC-SC, a resolução do CMS transcreve alguns trechos daquele documento, inclusive a frase final em letras graúdas, ligeiramente adaptada: MAIS QUE NUNCA, É HORA DE CONFIAR NA CIÊNCIA PARA SALVAR VIDAS!

A resolução ilustra e reforça a importância da força-tarefa convocada pela SBPC-SC, colocada à disposição das autoridades estaduais para dirimir dúvidas, interpretar dados e indicar estratégias que sejam baseadas nas mais confiáveis evidências científicas disponíveis.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com