ENTIDADES CIENTÍFICAS DE SANTA CATARINA COBRAM COERÊNCIA DOS GOVERNANTES

08/04/2020 13:41

No dia 6 de abril, uma força-tarefa de cientistas e profissionais da saúde, apoiada por mais de 70 entidades da área (municipais, estaduais e nacionais) e que conta com o suporte científico da própria Fiocruz do Rio de Janeiro, alertou para o caráter precoce e equivocado da Portaria 223 do Governo do Estado, que afrouxava as regras de isolamento social em SC.

No dia 7 de abril, a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-SC) manifestou nas redes sociais seu apoio à postura adotada pelo Prefeito de Florianópolis, em um vídeo no qual ele deixava claro que os casos contabilizados na cidade, no estado e no Brasil estão largamente subestimados, em virtude da falta de testes de diagnóstico. Gean Loureiro encerra sua fala alertando para a importância do isolamento social. Ainda no dia 7/4, fomos informados que o Governador do Estado decidira, através da Portaria 230, flexibilizar ainda mais as regras de isolamento social, permitindo agora, não apenas os serviços essenciais e não essenciais previamente aprovados (como construção civil, salões de beleza e barbearias), mas também o setor automotivo, incluindo aí vendas de automóveis, lavação e até lojas de acessórios.

Finalmente, na manhã de hoje, 8 de abril, assistimos à entrevista do Secretário da Saúde do município de Florianópolis, o Professor Paraná, concedida ao jornal Bom Dia Santa Catarina. Nela, podemos observar uma grande contradição por parte da Prefeitura, com o reconhecimento de que estamos em pleno processo de expansão da epidemia, de que não temos testes suficientes nem estatísticas confiáveis, de que ainda não estamos totalmente preparados para um pico de internações e que, portanto, o isolamento social ainda é essencial. Ao mesmo tempo, o gestor municipal, a exemplo do que fez o Governador Moisés na véspera, remete a responsabilidade desse isolamento para cada cidadão e cidadã, como se uma questão de saúde coletiva da mais alta gravidade pudesse ser solucionada por decisões de cada indivíduo, em um contexto em que o próprio governo dá os sinais de que sair de casa para atividades supérfluas, como fazer as unhas ou comprar acessórios para o carro, é aceitável. Mais do que isso, pode até ser benéfico para a economia, que vai se normalizando aos poucos.

Na própria fala do Governador, ao mesmo tempo em que anuncia a abertura de mais setores, medida que, para ter sentido, depende de que mais pessoas decidam sair de casa, ele alerta que a tendência é que a situação se agrave e que o isolamento social ainda é o método mais efetivo. Perguntamos: Como se pode afirmar que “a curva de crescimento de casos está mais atenuada” se não dispomos de testes para todas as pessoas com suspeita de contágio e se podemos afirmar, com segurança científica, que nossos dados estão subestimados? Como nossos governantes esperam que o cidadão comum decida, por conta própria, se vai ou não sair de casa diante de informações contraditórias e conflitantes? De quem será a responsabilidade se houver uma explosão no número de casos e de óbitos? Da população, que não soube entender que decisões da área econômica podem não fazer sentido do ponto de vista sanitário, mas que é assim que os chefes do governo resolvem a falsa dicotomia entre economia e saúde, dizendo que cabe ao cidadão decidir?

Vimos, portanto, por meio de mais esta nota, que está sendo amplamente divulgada e enviada aos órgãos de imprensa, cobrar COERÊNCIA E RESPONSABILIDADE de nossos governantes, diante de uma crise que, não somente é a mais grave que já enfrentamos, como também é a mais coletiva, significando que UNIDADE de ações e informações por parte dos governos municipais, estaduais e federal é absolutamente essencial. Pelo respeito à ciência. Pela manutenção do isolamento social.

Em 8 de abril de 2020

Secretário Regional da SBPC em Santa Catarina (SBPC-SC), Coordenador da Força-tarefa de cientistas para o enfrentamento da pandemia Covid-19 no estado de SC

 

Professor André Ramos

 

ASSINAM TAMBÉM O MANIFESTO:

Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia – CCB/UFSC 

Sociedade Brasileira de Virologia – SBV

Sociedade Brasileira de Imunologia – SBI Regional Sul

Direção do Centro de Ciências Biológicas – CCB/UFSC

Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH/UFSC

Direção do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas – CFM/UFSC

Direção do Centro de Ciências da Educação – CED/UFSC

Direção do Centro Sócio-Econômico – CSE/UFSC

Direção do Centro de Ciências Jurídicas – CCJ/UFSC

Direção do Centro de Ciências Rurais de Curitibanos – UFSC

Direção do Centro Tecnológico de Joinville – CTJ/UFSC

Direção do Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação de Blumenau – CTE/UFSC

Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento – UFSC

Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas – UFSC

Programa de Pós-Graduação em Bioquímica – UFSC

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências – UFSC

Programa de Pós-Graduação em Ecologia – UFSC

Programa de Pós-Graduação em Farmacologia – UFSC

Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas – UFSC

Programa de Pós-Graduação em Neurociências – UFSC

Mestrado Profissional em Farmacologia – UFSC

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – UFSC

Mestrado Profissional em Perícias Criminais Ambientais – UFSC

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) – UFSC

Coordenação dos Cursos Presenciais de Ciências Biológicas

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com