Assembleia Geral dos Sócios/as da SBPC aprova duas moções apresentadas pela secretaria regional de SC durante a 76ª Reunião Anual, em Belém

19/07/2024 15:57

 76ª Reunião Anual da SBPC ocorreu entre 07 e 13 de julho, na Universidade Feredal do Pará, em Belém e bateu recorde de participação de centenas de atividades científicas, artísticas e culturais.  A secretaria regional de SC apresentou duas moções que foram aprovadas por unanimidade na Assembleia Geral dos Sócios/as, realizada no último dia 11. 

Maria Elisa Máximo (Secretária Regional SBPC/SC)

Entre os dias 07 e 13 de julho de 2014, a Universidade Federal do Pará se transformou no centro da ciência brasileira com aquela que foi certamente uma das maiores reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Com a participação de ministras/os de Estado, autoridades científicas nacionais e internacionais, entidades científicas, além de pesquisadoras/es e estudantes de todos os níveis de ensino, a 76ª Reunião Anual da SBPC superou expectativas de público com quase 28 mil inscritos/as e mais de 15 mil participantes credenciados no evento presencial. A entidade estima que quase 50 mil pessoas circularam nas inúmeras atividades que integraram a programação do evento que reuniu, no belíssimo campus da UFPA, ciência, arte, diversidade cultural, gastronomia regional, agroecologia e muita brasilidade.

Assembleia Geral dos Sócios, 11/07/2024. UFPA, Belém/PA.

A Assembleia Geral dos Sócio/as, realizada no dia 11 de julho, às 19h, aprovou 18 moções apresentadas pelos sócios/as ou entidades afiliadas sobre diferentes temas. Dentre elas, as duas moções apresentadas pela Secretaria Regional de Santa Catarina foram aprovadas por unanimidade: uma delas, pela participação da SBPC/SC no Conselho Superior da FAPESC, e a outra, pelo fim das violências contra educadoras/es e pela valorização da educação pública em SC.

A SBPC/SC teve assento no Conselho Superior da FAPESC entre 2019 e 2022, consolidando uma aproximação que já vinha sendo costurada desde 2017, quando a Fundação estava sob a presidência de Sérgio Gargione. Desde 2023, com a posse do atual governo do Estado de SC, as entidades científicas e universidades vêm perdendo espaço e capacidade de interlocução com a FAPESC e a exclusão da SBPC/SC do Conselho Superior é um sintoma significativo desse processo.

Também nos preocupa que na atual conjuntura política de Santa Catarina, o Estado vem sendo frequentemente noticiado como um dos mais violentos e hostis para trabalhadoras e trabalhadores da educação, em especial para aquelas/es comprometidas/os com uma educação pautada pela ciência, pela defesa da democracia e pelo respeito à diversidade e aos Direitos Humanos. Casos recentes de afastamento de professoras da rede pública estadual, vítimas de flagrante perseguição política e violação da liberdade de cátedra, acendem a necessidade de um comprometimento coletivo de entidades científicas, universidades, conselhos e demais agentes públicos no enfrentamento desse fenômeno que se expressa em múltiplas facetas. Além das violências contra educadoras e educadores, temos assistido frequentes situações de censura a livros e de eventos culturais, de disseminação de fake news e de negacionismo científico por parte de autoridades e agentes públicos cuja ação deveria se pautar pela ciência. Cabe destacar que, no início de 2024, o STF precisou suspender inúmeros decretos municipais que tentavam desobrigar as escolas da cobrança da vacinação contra COVID-19 no ato das matrículas escolares. O ativismo judicial contra jornalistas e veículos de imprensa comprometidos em investigar e combater a desinformação, produzindo jornalismo ético e socialmente referenciado, é mais uma evidência de que Santa Catarina vivencia, hoje, um cenário marcado por sérios riscos à vida democrática.     

Assim, a moção apresentada pela SBPC/SC e aprovada por unanimidade pela Assembleia Geral de Sócios/as da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, será encaminhada às autoridades competentes do Estado manifestando preocupação e atenção a este cenário e colocando a entidade à disposição para interagir e colaborar no enfrentamento desse fenômeno.  

Publicado originalmente em 19/07/2024

Notícias Relacionadas:

Assembleia Geral dos Sócios aprova 18 moções. SBPCNet, 19/07/2024. Disponível em: https://portal.sbpcnet.org.br/noticias/assembleia-geral-de-socios-da-sbpc-aprova-18-mocoes/.

76ª Reunião Anual da SBPC em Belém bate recordes e destaca engajamento. SBPCNet, 15/07/2024. Disponível em: https://portal.sbpcnet.org.br/noticias/76ra-bate-recordes/.   

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com