O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

ESTUDO REVELA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E SOCIAL DA UFSC PARA O ESTADO

01/10/2019 10:42

A crise financeira das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) que afeta toda a estrutura de ensino, pesquisa e extensão, além dos órgãos de fomento à pesquisa científica e de apoio à pós-graduação, vem sendo amplamente noticiada e discutida pela sociedade desde os anúncios dos cortes orçamentários pelo Governo Federal. Para embasar o debate, bem como apresentar os serviços, a extensão, a geração de emprego e o papel cidadão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) publicou, em setembro de 2019, estudo preliminar sobre a importância econômica e social da Universidade para o estado de Santa Catarina.
No que tange ao ensino da UFSC, no ano de 2018, o trabalho enumera que a UFSC atingiu 41.290 estudantes. Ao correlacionar esse montante com o número de municípios do estado por estratos populacionais, uma das constatações apresentadas pelos autores é que apenas 30 cidades das 295 catarinenses detêm população superior à estudantil do campus Florianópolis. A importância social da Universidade fica evidenciada ao proporcionar qualificação profissional a uma parcela expressiva da população.
Além disso, em relação às Pesquisas, recentemente, na última edição do ranking britânico do Times Higher Education (THE), a revista avaliou 1.396 universidades em 92 países e a UFSC apareceu entre as sete melhores do país.
No que tange os empregos, a Universidade sozinha gerar quase 10 mil empregos diretos. Dos 295 municípios catarinenses, 166 têm população inferior a 10 mil habitantes. Isso significa que o volume de empregos diretos gerado pela UFSC, no Campus Florianópolis, é superior à população de cada uma dessas cidades, os quais correspondem a 56% dos municípios catarinenses. Caso não existissem esses empregos proporcionados pela UFSC, a taxa de desocupação passaria de 6% para mais de 10%. Com isso, mais uma vez corrobora-se a grande importância econômica e social da UFSC, não somente para Florianópolis e região metropolitana.
Não resta dúvida que todos esses e outros aspectos abordados no estudo geram efeitos econômicos e sociais indiretos para o conjunto da sociedade decorrem, em grande parte, da existência e das ações da UFSC. Portanto, são visíveis os efeitos irradiadores da Universidade sobre a sociedade local e, de certa forma, também na estadual.

➡️ Leia mais sobre

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.