Visão e Propostas de Ação

➡ VISÃO:

A Secretaria Regional de SC deve ter o papel de agregar, organizar e representar o conjunto de pesquisadores, professores, estudantes e cidadãos catarinenses que, por serem membros da SBPC, estão interessados no avanço científico, tecnológico e educacional de nosso estado. Para tanto, a Secretaria deve: promover o diálogo entre seus membros; buscar identificar pontos de convergência e metas de interesse comum e, a partir disso, atuar politicamente junto à sociedade e ao poder público para que nossas metas coletivas sejam atingidas.

➡ PROPOSTAS DE AÇÃO:

• Aumentar a visibilidade da SBPC na sociedade e nos ambientes acadêmicos catarinenses.
  • Aumentar o número de sócios no estado, com especial atenção às novas gerações de estudantes, professores e pesquisadores.
  • Enfatizar o caráter multidisciplinar da sociedade, atraindo pessoas de diversas áreas.
  • Trabalhar para a popularização da ciência em SC, objetivando democratizar o conhecimento e demonstrar a importância estratégica da ciência para o desenvolvimento social e econômico do estado.
  • Promover a interiorização da SBPC através de visitas, reuniões e estímulo a eventos nas diversas regiões do estado.
  • Ocupar ativamente os espaços de representação política junto ao governo do estado.
  • Lutar por uma política de estado arrojada, transparente, democrática e permanente de fomento à pesquisa, tanto básica quanto aplicada.
  • Criar um conselho consultivo regional, com representantes das várias regiões do estado, para levar a cabo as propostas elencadas acima.