SBPC/SC participa do Comitê Organizador da 7ª CECTI

23/02/2024 10:56

No dia 22 de fevereiro de 2024 a Secretaria de Estado de CT&I (SCTI) reuniu, pela primeira vez, o Comitê Organizador da 7ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI). A Conferência será realizada nos dias 3 e 4 de abril, na ACATE, e segue o cronograma das conferências preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). A 5ª CNCTI acontecerá em junho, em Brasília, com o objetivo de subsidiar a elaboração das Estratégias Nacionais para Ciência, Tecnologia e Inovação 2024-2030.

O Comitê Organizador da 7ª CECTI conta com cinco representantes da SCTI, uma representante da FAPESC, um representante da ACATE, um representante da SBPC e um representante do FOPROP (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação) e um representante da sociedade civil.

A reunião teve como principal objetivo apresentar ao Comitê Organizador a metodologia da 7ª CECTI, previamente elaborada e proposta pelo Prof. Dr. Roberto Pacheco, atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. A metodologia segue o modelo já aplicado na CECTI de 2015, 2017 e 2021 e tem como subsídio principal o Mapa de CT&I de SC, resultante das conferências de 2015 e 2017. Segundo a SCTI, essas conferências, bem como a elaboração do Mapa, envolveram representantes de cada setor (governo, academia, empresas e sociedade civil), oriundos de todas as regiões do estado. É este histórico que fundamenta a decisão da SCTI em realizar a Conferência Estadual de 2024, sem a necessidade das etapas municipais ou macrorregionais. Ademais, a Secretaria afirma ter sido convocada a organizar a CECTI em janeiro de 2024, não havendo tempo suficiente para a realização de etapas locais.

Assim, a programação preliminar da CECTI inclui a formação de quatro Grupos de Trabalho (GT), um para cada eixo estruturante da 5ª CNCTI, que terão sessões de trabalho ao longo dos dois dias do evento. Haverá uma apresentação parcial e uma apresentação final do trabalho dos GTs , ambas abertas ao público em geral. Já a participação nos GTs será restrita aos/às convidados/as, indicadas pelos representantes de cada setor no Comitê Organizador. Cada setor (governo, academia, empresas e sociedade civil) indicará 3 nomes para cada GT.

A SBPC, representada pela secretária regional Maria Elisa Máximo e pelo conselheiro André Ramos, expressou preocupação com alguns aspectos da metodologia proposta, em especial pela pouca capilarização do debate, reforçada pela não realização de etapas locais (municipais ou por macrorregiões). Em setembro de 2023, SBPC solicitou e realizou uma audiência com a presidência da FAPESC para, dentre outras pautas, cobrar ações relacionadas ao cronograma da 5ª CNCTI, convocada em julho/23 pelo Governo Federal.

Segundo a SCTI, embora não haja tempo hábil para mudanças significativas na metodologia e programação da 7ª CECTI, o envolvimento dos diferentes setores no processo de organização a partir de agora será fundamental para atenuar ou mitigar as preocupações expressas na reunião.

Desde dezembro de 2023, a SBPC/SC tem participado da mobilização nacional para a 5ª CNCTI, juntamente com representantes do MCTI, da Capes, CNPQ, Finep e demais entidades e instituições científicas.

SBPC/SC, 23 de fevereiro de 2023.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com