O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

REDUÇÃO NO ORÇAMENTO DA FAP-DF AFETARÁ CADEIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO NA REGIÃO

08/11/2019 19:25

Pesquisadores e professores do Distrito Federal estão preocupados com o impacto extremamente negativo que a proposta do governo distrital de reduzir em mais de 80% o orçamento da sua Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF) terá no desenvolvimento científico, tecnológico e social da região.
No dia 23 de outubro, o governador Ibaneis Rocha encaminhou à Câmara Legislativa do DF a Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) 18/2019 visa reduzir de 2% para 0,3% o montante de recursos da receita distrital destinados anualmente à FAP-DF. Para se ter uma ideia do tamanho do rombo, se a proposta estivesse valendo para este ano, o orçamento de R$ 366 milhões cairia para meros R$ 69 milhões.
Pesquisadores criticam argumento do governo distrital de que a Fundação não executa orçamento que recebe e apontam problemas operacionais: “Essa dotação não foi executada em sua integralidade porque a FAP não tem capacidade executiva. Mas isso não significa que não exista a demanda por esse orçamento” aponta o professor Cássio Costa Laranjeiras que é do Núcleo de Física Aplicada da Universidade de Brasília (UnB) e secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-DF).

➡️ Leia mais sobre no #JornaldaCiência

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.