ESTEREÓTIPOS BLOQUEIAM ACESSO DAS MULHERES À CIÊNCIA

11/10/2019 11:24

Intitulada “Mulheres no Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil”, uma audiência, que ocorreu nessa quarta-feira (9/10), foi convocada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, por requerimento da Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), e teve como objetivo fazer um diagnóstico e colher sugestões sobre como aumentar a efetiva presença da mulher no mundo técnico científico.
Para a professora Vanderlan da Silva Bolzani, do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e conselheira da SBPC, um caminho é atacar os estereótipos de que as mulheres são “carinhosas, cuidadosas, protetoras” e por isso serviriam apenas para profissões mais ligadas às ciências humanas, e não para as chamadas “hard sciences” (ciências duras), como Matemática, Física e Química. “Esses estereótipos têm que ser atacados em todos os espaços, no Congresso, nas escolas e em todas as políticas públicas”, recomendou.

➡️ Leia mais sobre