SBPC-SC e entidades educacionais lançaram Carta de deliberações como meio de resgatar e defender o papel da Ciência nas escolas catarinenses.

04/03/2020 19:57

A Deputada Estadual, Luciane Carminatti, o Secretário Regional da SBPC-SC, Prof. André Ramos, e demais entidades ligadas a Ciência e Tecnologia, realizaram na terça-feira (03/03), no Plenarinho da ALESC, reunião aberta para avaliação do 1º Seminário “Escola é Lugar de Ciência” (2019); análise e colaborações à Carta de deliberações e a construção do planejamento de atividades/metas a ocorrer em 2020, que norteará o próximo seminário. A audiência contou com cerca de 50 pessoas.

Ao abrir o evento, o Prof. André Ramos demonstrou, por meio de dinâmica,  o deslocamento necessário do próprio “lugar de fala” de cada sujeito, abordando as suas diferentes perspectivas – não necessariamente contraditórias – entre vida pública e privada, entre ciência e o conjunto de credos em que o mesmo fora constituído. Tomou a fala utilizando-se do púlpito (vida privada) e, após, com objetividade e inteligência (vida pública), voltando a ocupar a bancada, reforçou a importância da cooperação e soma de esforços para se enfrentar o obscurantismo instalado, que é: “não só um fenômeno brasileiro, mas de Mundo” e que nos convoca a reflexões.

Na sequência, fez a leitura da Carta do Seminário “ESCOLA É LUGAR DE CIÊNCIA”, reforçando o contexto a ser enfrentado, que direcionou a discussão para a elaboração do planejamento e do Grupo de Trabalho a ser formado, subsidiado pela Frente Parlamentar específica, criada em defesa da Ciência e Tecnologia.

Para abrir a possibilidade para que outras entidades assinem a Carta, o Secretário da SBPC-SC, Prof. André Ramos, disponibilizou este portal eletrônico da UFSC até o final desta semana. Representantes de entidades interessadas devem enviar email para: sbpc.sc@sbpcnet.org.br informando qual a sua entidade e a posição que ocupa. Colabore!

Confira aqui trecho da exposição do Professor André Ramos.

Leia aqui  a carta na íntegra.