Moção de repudio às declarações de deputado catarinense relativas ao trabalho acadêmico em instância dos cursos de Ciências Biológicas da UFSC

03/06/2022 09:10

O Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante dos cursos presenciais de Ciências Biológicas da UFSC manifestam seu total, veemente e indignado protesto e repúdio pelas declaraçõesinverídicas e ofensivas do deputado Jessé Lopes na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) ocorrida no dia 18 de maio relativas a atividades acadêmicas desenvolvidas pelo projeto Miolhe, atividade de extensão universitária desenvolvida pelo Projeto de Educação Tutorial (PET/Biologia) dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Lamentamos e repudiamos ainda mais que a moção2 apresentada por aquele deputado tenha sido aprovada pelo plenário da ALESC.

Indignanos e nos revolta que o plenário da ALESC seja utilizado como palco para manifestações não condizentes com a verdade dos fatos e instrumento de abjeta censura ao trabalho acadêmico sério e importante desenvolvido nos cursos de Ciências Biológicas da UFSC.

Manifestamos nosso integral apoio e concordância com o competente, importante e pertinente trabalho realizado pelo grupo PET/Biologia e pelo Projeto Miolhe que desde 2006 desenvolve suas ações no sentido de “contribuir para o desenvolvimento de um estilo de vida saudável na comunidade em torno da UFSC.” (PET/BIOLOGIA/UFSC, 2012, p. 26)3.

Agradecemos e elogiamos estudantes e professores tutores envolvidos nos estudos e ações do Projeto Miolhe e do grupo PET/Biologia que trabalham diuturnamente para cumprir a missão da UFSC, qual seja a de “produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida”.

Florianópolis, 27 de maio de 2022.

1 https://www.youtube.com/watch?v=azu-Zov5npo

2 Manifestando ao Ministério da Educação e à reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina repúdio pela realização de evento sobre ideologia de gênero no Centro de Ciências Biológicas da UFSC. Disponível em https://www.alesc.sc.gov.br/legislativo/tramitacaodemateria/MOC/0406.0/2022

3 PET/BIOLOGIA/UFSC. Relatório Anual de Atividades. 2012.