
O secretário regional da SBPC em SC, Prof. André Ramos, participará de uma Mesa Redonda organizada pela CALMA (Centro Acadêmico Livre da Matemática) e DCE Luís Travassos – UFSC. Ele falará um pouco sobre a SBPC, sua história e importância, bem como a rearticulação da SBPC-SC que está acontecendo em nosso estado! Também falará sobre o momento delicado do sistema nacional de CT&I, que atravessa tempos difíceis.
O evento ocorrerá na quarta-feira, 06/06, às 18h no Auditório PPGECT (CFM C06).
Compartilhe com seus colegas e participe!!

Os objetivos da Chamada Pública são: mapear iniciativas existentes e identificar projetos a serem apoiados com recursos do instituto. Esse é o primeiro programa do Instituto Serrapilheira de apoio à Divulgação Científica.
Os projetos selecionados na segunda fase poderão ser apoiados com até 100 mil reais!!

Em virtude da situação de excepcionalidade que vivemos nesse início de semana e devido ao cancelamento das atividades acadêmicas da UFSC em todos os seus Campi, incluindo o Campus de Joinville, onde ocorreria amanhã (29/5) a 1ª Reunião Aberta da SBPC no Norte de SC, nossa Secretaria decidiu adiar a reunião e a palestra da Profª Helena Nader para data a ser definida.
▪️ Assim que reagendarmos o evento, a nova data será amplamente divulgada.
➡️ Se você ainda não recebe nossas notícias via e-mail e deseja recebe-las, envie uma mensagem para sbpc.sc@sbpcnet.org.br ou ainda siga nossa página no Facebook.

Hoje, dia 28/05 às 10h, haverá a 6ª Reunião Ampliada da SBPC-SC na Grande Florianópolis! A reunião servirá para traçarmos as ações para a Audiência Pública do dia 20/06!
➡️ Será na sala 923, do 2º andar do bloco de salas de aula do CCS.

Participará da audiência o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, além de outras entidades e instituições ligadas à ciência, como a ABC e a FAPESC. O evento é promovido em conjunto com a SBPC, por meio de sua regional Santa Catarina, presidida pelo professor da UFSC, André Ramos, e o Grupo de Trabalho criado pela Alesc para tratar de assuntos de ciência, tecnologia e inovação.
Leia mais aqui

Dando continuidade ao movimento catarinense de defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação criado em 2017, a Secretaria Regional da SBPC em SC realizará sua primeira reunião ampliada no norte catarinense, em Joinville. Essa será a 4ª região do estado a ser visitada pela SBPC-SC, dando início a uma grande rede que lutará pelo fortalecimento da ciência catarinense.
A reunião ocorrerá logo após uma Palestra com Helena B. Nader sobre “A Crise na Ciência: Panorama Nacional e Perspectivas.”
Todos os professores, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas estão convidadas! ✊👥🗨️
➡️ O evento será realizado no dia 29/05, terça-feira, às 14 horas no Auditório 2 (Sala U217a) no Campus da UFSC em Joinville. (Rua Dona Francisca, 8300 – Distrito Industrial, Joinville – SC).

Nesta terça-feira (22), um estudo inédito publicado no periódico científico “PLOS Medicine” analisa o impacto do congelamento dos principais programas de proteção social do país, Bolsa Família e Saúde da Família, na taxa de mortalidade infantil do país até 2030.
➡️ Acesse o Artigo na PLOS Medicine
➡️ Leia mais aqui

Veja aqui a reportagem da revista Carta Capital que mostra como a asfixia financeira imposta pelo governo à Ciência e Tecnologia sabota o desenvolvimento nacional!

Diante do cenário do uso de agrotóxicos no Brasil e preocupada com a desregulamentação do aparato regulatório de proteção à saúde e ao meio ambiente relacionado aos agrotóxicos no País, a SBPC divulgou nesta terça-feira (22) um manifesto contra a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 6.299/2002, conhecida como a “Lei do Veneno”, que altera a Lei dos Agrotóxicos.
➡️ Leia o manifesto na íntegra

A SBPC divulga nesta segunda-feira, 21 de maio, a “Carta de Pernambuco”, o primeiro documento resultante do ciclo de seminários temáticos “Políticas públicas para o Brasil que queremos”. O documento, preliminar e que deve ser amplamente discutido na comunidade científica e acadêmica, traz doze pontos essenciais para políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação que possam recolocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento sustentável, que foram discutidos no dia 13 de abril de 2018, no auditório da Fundação Oswaldo Cruz no Campus da Universidade Federal de Pernambuco em Recife.
Leia mais aqui