Escola é Lugar de Ciência (2025)

Escola é Lugar de Ciência é uma iniciativa da Comissão de Educação e Cultura da ALESC, sob a presidência da dep. estadual Luciane Carminatti e da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Santa Catarina (SBPC-SC). Ela se constitui como uma rede de cooperação formada por docentes, pesquisadoras/es, gestoras/es educacionais e demais representantes do sistema educacional catarinense empenhadas/os em promover e estimular a educação para a ciência e a formação de jovens cientistas desde as etapas iniciais da trajetória escolar.
No contexto desta cooperação, foi realizado o I Seminário Escola é Lugar de Ciência, em 26 de agosto de 2019 no Auditório Dep. Antonieta de Barros, na Alesc, com a participação de mais de 700 docentes, estudantes e demais servidoras/es da rede pública de educação, além de pesquisadoras/es e profissionais interessados em debater o papel da ciência nas escolas. O evento contou com a participação de universidades e institutos federais de Santa Catarina, além do fundamental apoio da Escola do Legislativo e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE/SC).
Dentre os desdobramentos do evento, dois fatos merecem especial destaque. O primeiro deles foi a aprovação de uma uma Carta assinada pela ALESC, pela SBPC e por entidades científicas, instituições de ensino superior, entidades estudantis e sindicais, apontando diretrizes para o resgate e fortalecimento da ciência no sistema educacional catarinense através do estímulo à pesquisa na educação básica em um diálogo constante entre escolas e a comunidade científica. Com base nesta Carta, deu-se a constituição da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência na Escola, lançada em março de 2020 (vídeo do lançamento) com o objetivo de atuar em conjunto com o Fórum das Entidades Escola é Lugar de Ciência, articulado para trabalhar de forma permanente em três frentes: realização de seminários regionais e estaduais, formação continuada para professores e estudantes sobre o tema Ciência na Escola e organização institucional para o fomento à pesquisa e à extensão acerca do tema do projeto.
Em 2025, propomos fortalecer o programa Escola é Lugar de Ciência como forma de reativar e fomentar a articulação entre escolas da rede pública de ensino, universidades e o poder legislativo para a construção de uma agenda que aproxime os diferentes campos científicos, a pesquisa científica, a extensão universitária e a educação básica na realização de ações permanentes de divulgação científica e de popularização da ciência.
PROGRAMAÇÃO (atualizada) | ENVIE SEU VÍDEO (Escolas) | ENTIDADES PARCEIRAS | JUSTIFICATIVA ODS
III Seminário Escola é Lugar de Ciência
Data e local:
10/11/25 – Plenarinho Dep. Paulo Stuart Wright (Alesc)
11/11/25 – Auditório Tito Sena (Faed/Udesc)



