CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SC GERAM INCLUSÃO

22/03/2019 17:10

A aluna da UFSC, Maria de Fátima Medeiros e Silva, do curso de Letras Português, por iniciativa própria e muita disposição desenvolveu o “Projeto Releituras – Livro Acessível”. Desde 2017, a confecção de audiolivros de literatura, em formato de radionovela, tem feito a diferença na vida de muitas pessoas com deficiência visual, baixa visão, dislexia, analfabetos funcionais e analfabetos, com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), e também idosos e pacientes de hospitais. O intuito é promover a acessibilidade e a inclusão social.

A autora contou que, a partir de sua própria necessidade (diagnosticada com “degeneração de córnea”), produziu um piloto de um conto de Machado de Assis e percebeu o quanto a ideia poderia contribuir com outras pessoas. “Ao tentar escutar um audiolivro achei enfadonho, foi aí que me lembrei das antigas radionovelas e a emoção que passavam”, afirmou.

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