Participem da Marcha Virtual pela Vida!

02/06/2020 21:05

A SECRETARIA REGIONAL DA SBPC DE SANTA CATARINA (SBPC-SC) CONVIDA

Você e sua organização a participarem da Marcha Virtual pela Vida (Dia “V”), a ser realizada no dia 9 de junho, em todo o País. A iniciativa resultou da exitosa Marcha Virtual pela Ciência, que atingiu mais de dois milhões de pessoas no dia 7 de maio, ficando em 2º lugar nos trending topics do Twitter no Brasil.

A Frente pela Vida, movimento que reúne entidades* de diversos setores, é quem está coordenando essa grande manifestação democrática, que contará com atividades transmitidas virtualmente ao longo do dia. O objetivo é chamar a atenção de brasileiros e brasileiras para o fortalecimento de valores fundamentais para o enfrentamento da grave crise que estamos atravessando: a vida, a saúde, o SUS, a solidariedade, a preservação do meio ambiente, a democracia, a ciência e a educação.

A Marcha contará com atividades regionais na parte da manhã e debates virtuais de âmbito nacional na parte da tarde, com a participação de cientistas, artistas, personalidades e gestores públicos.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Manhã: Atividades regionais associadas ao tema VIDA

12h-13h: Tuitaço com a hashtag #MarchaPelaVida

12h: Manifestação virtual em Brasília, com avatares (crie o seu em Manif.app)

13h-15h: Painel de depoimentos de pessoas de todos os setores sociais em torno dos seis eixos da Declaração “Marcha pela Vida”;

16h: Ato político de apresentação pública dos pontos essenciais da Marcha;

18h-19h: Programação cultural

Você e sua entidade podem participar de uma ou mais das seguintes formas

Divulgação da Marcha pela Vida nos seus canais de comunicação e participação nas atividades nacionais do período da tarde do dia 9 de junho;

Realização de alguma atividade sob sua responsabilidade na manhã do dia 09/06 com opção aberta (painéis, lives, vídeos, palestras, etc.), em torno dos seis eixos** da Frente pela Vida. As programações que tiverem essa característica no Estado de Santa Catarina deverão ser informadas por e-mail a nossa Secretaria (sbpc.sc@sbpcnet.org.br) para que possam ser divulgadas estadual e nacionalmente.

Postagem de vídeos curtos com declarações sobre a importância da Marcha Pela Vida ao longo desta semana em suas próprias redes sociais, assinalando #MarchaPelaVida e marcando a @SBPCnet.

As entidades proponentes serão as únicas responsáveis pela organização e execução de suas atividades, devendo se esforçar para mobilizar o maior número possível de pessoas de suas redes.

O papel da SBPC-SC será o de coletar as informações de cada atividade, repassa-las à coordenação nacional, divulga-las em suas redes sociais e fornecer ao proponente um modelo de material gráfico.

Na imagem em anexo, você verá alguns elementos visuais que estamos adotando, como as cores verde e vermelha de nosso estado, o logo da SBPC-SC e o logo oficial da marcha. Fica a sugestão para que cada entidade parceira, se assim desejar, adote tais elementos em seus materiais de divulgação, incluindo, sempre que possível, #MarchaPelaVida.

*A Frente pela Vida é conduzida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e a Rede Unida. Dezenas de outras entidades já estão se juntando a esta iniciativa.
**Nosso movimento é baseado em seis pilares:

1. O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza;

2. As medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da COVID-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal;

3. O Sistema Único de Saúde – SUS é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde;

4. A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;

5. É imprescindível para a vida no Planeta a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;

6. A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros.

Prof. André Ramos

Secretário Regional da SBPC-SC

 
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com