NOTA DE REPÚDIO

15/04/2021 16:56

NOTA DE REPÚDIO

DISSEMINAÇÃO DE NOTÍCIA FALSA POR COLUNISTA MOACIR PEREIRA E JORNAL NOTICIAS DO DIA

A Secretaria Regional de Santa Catarina da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência vem manifestar o seu repúdio em decorrência da notícia falsa disseminada nesta quarta-feira (14/04/21) pelo colunista Moacir Pereira (Jornal Notícias do Dia). Tal jornalista veiculou a imagem do rosto do Professor Pesquisador Dr. André Báfica (Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia – Universidade Federal de SC – UFSC) junto a matéria midiática referente a um professor que veio a fazer pichações em um tapume de obra no sul da ilha de Florianópolis, dando a entender que este seria o transgressor. Além da notícia ser publicada no site do jornal, o jornalista ainda publicou em suas redes sociais, gerando diversos compartilhamentos com esta notícia falsa. O nome do professor veiculado na matéria não existe no corpo docente ativo ou aposentados da UFSC, como emitido em nota pela própria universidade. Já a imagem que mais circula nas redes sociais é de André Báfica, pesquisador imunologista que trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus.

Sendo assim, a SBPC-SC repudia a disseminação e compartilhamento desta notícia falsa, a qual prejudica a imagem do profissional cientista Dr. André Báfica, que também atua como divulgador de ciência, além da própria Universidade Federal de Santa Catarina.

Os cientistas catarinenses aguardam retratação pública do colunista disseminador da notícia falsa e do jornal, em todas as suas respectivas mídias de comunicação e que matérias como estas não sejam mais realizadas, pois necessitamos, urgentemente, de informações que contribuam com o desenvolvimento científico, e não o contrário, ainda mais durante uma pandemia.

Secretaria Regional de SC
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência